Inspiração

Decorar com Calcário de Moleanos

Artigo original de Homify 

A utilização de pedra natural esteve na base da arquitectura desde tempos remotos. A beleza e singularidade de cada bloco de pedra são qualidades que são apreciadas por arquitectos, decoradores de interiores e proprietários de moradias e hotéis pois oferecem a qualquer imóvel um requinte e originalidade difíceis de atingir com outro material, especialmente sintético. 

A variedade de pedras naturais é grande, pelas suas características técnicas e físicas, que facilita a utilização em diferentes espaços. Todas as pedras naturais são únicas, mas este artigo é sobre  a pedra calcária proveniente do nosso país, que se destaca pela sua beleza, elegância e por características que a tornam bastante adaptável e fazem dela uma das mais procuradas em todo o mundo. É da pedra de Moleanos de que falamos.

©Homify

A exploração da Moleanos remonta a tempos longínquos e é uma das actividades de maior destaque na região Centro, nomeadamente na zona de Batalha e Aljubarrota. Esta pedra, pouco comum na arquitectura portuguesa, é exportada e está presente em edifícios das mais importantes cidades, um pouco por todos os continentes.

A pedra de Moleanos é um tipo de pedra calcária proveniente de Portugal, tendo origem na localidade que lhe dá o nome: Moleanos. A pedra possui uma cor única, numa escala de tons que viaja entre o bege, o branco e os castanhos, criando atmosferas acolhedoras que seduzem arquitectos e designers de interiores de todo o mundo. 

As suas características e cor são atributos que contribuem para o sucesso global, pois são cores versáteis, ideal para os mais variados espaços, ambientes e estilos decorativos.

©Homify

Tipos de calcários de Moleanos

Existem vários tipos de pedra calcária que apresentam diferentes características físicas e técnicas e que podem ser encontradas com grande destaque em espaços exteriores e interiores, assim como em revestimentos, cantarias ou pavimentação, como a calçada Portuguesa.

 

Para conhecer melhor o que cada uma das variedades de calcário de Moleanos pode oferecer e onde deve ser aplicada, tome nota:

A pedra calcária Moleanos Clássica

considerando o próprio nome, não é difícil perceber que este é o tipo mais comum de pedra calcária de Moleanos. A Moleanos clássica é uma pedra de grão médio que apresenta um padrão de cor consistente e uniforme. É uma pedra dura e duradoura, ideal para um sem fim de aplicações, principalmente ao nível do revestimento e da pavimentação. Devido à extracção em grande escala, assim como às restrições impostas à exploração – as pedreiras situam-se em zonas de reserva natural protegida – é, hoje em dia, difícil encontrar blocos de grande dimensão deste tipo de pedra Moleanos.

A pedra calcária Moleanos fina

A pedra Moleanos fina é uma versão de acabamento mais refinado da pedra clássica. Este tipo de pedra calcária caracteriza-se pela sua composição de grão fino, textura uniforme e pela tonalidade bege muito consistente. As suas características técnicas tornam esta variante menos dura e durável do que a clássica, possuindo ainda assim uma resistência muito aceitável. Podemos ver este tipo de pedra de Moleanos com frequência em revestimentos e pavimentações (de interiores) mas, devido ao seu aspecto mais refinado e elegante, esta é também uma pedra muito procurada para detalhes ou acessórios decorativos interiores como lareiras, mobiliário, escadas, entre outros.

A pedra calcária Moleanos azul

A pedra de Moleanos azul é uma variante cujas características técnicas são muito parecidas com as da clássica. Caracteriza-se por ser um tipo de pedra de grão médio, bastante dura e durável, muito resistente e, por isso, adaptável a um grande leque de espaços, ambientes e aplicações. O grande destaque desta variante está, como o próprio nome indica, na sua cor que percorre uma paleta de tons entre o azul e o cinzento. É uma pedra muito utilizada, especialmente em pavimentação interior. Note que é mais rara do que as restantes e, por isso, a disponibilidade para venda é bastante menor.

 Moleanos vidraco

A pedra calcária vidraco é a variante de maior dureza, resistência e durabilidade, sendo, por essa razão, muito utilizada em pavimentação de espaços exteriores. Este tipo de pedra apresenta um acabamento com aspecto vítreo, assim como uma paleta de cores consistente e assente no bege.

 

©Homify

Vantagens e desvantagens

Tal como qualquer outro tipo de pedra, também o Calcário de Moleanos, apesar da sua popularidade e extensa utilização, apresenta vantagens e desvantagens que devem ser tidas em conta:

 

Vantagens da pedra Moleanos

  • Resistência: as pedras Moleanos caracterizam-se por serem muito resistentes e, por esse motivo, úteis para aplicar em quase todo o tipo de superfícies. 
  • Dureza e durabilidade: a composição técnica destas pedras faz delas uma escolha sólida para arquitectura e decoração. São fiáveis e, quando bem mantidas, vão durar muito tempo.
  • Elegância: as cores e as texturas únicas desta pedra fazem dela uma escolha óbvia para detalhes e elementos estruturais de um ambiente que se queira elegante e com classe.

Desvantagens da pedra Moleanos

  • Limpeza regular: as pedras Moleanos são muito porosas e isso, apesar da vantagem estética que lhes aporta, facilita a absorção de todo o tipo de gordura e sujidade. Essa porosidade e as consequências que dela advêm obrigam a saber como limpar a pedra de Moleanos e a fazê-lo de forma regular. 
  • Necessidade de tratamento: ainda por força da porosidade da pedra, a necessidade de tratamento pode ser inevitável, de forma a evitar danos maiores.
  • Pouca oferta: a intensa exploração deste tipo de pedra – durante muito tempo – e as restrições impostas pela localização das pedreiras – em espaço de reserva natural protegida – tornam a oferta deste tipo de pedra mais escassa do que o desejável, especialmente para blocos/placas de grandes dimensões.

©Homify

Limpeza e tratamento de pedra Moleanos

Tal como referido anteriormente, as pedras calcárias apresentam características físicas e estruturais que obrigam a um cuidado constante, regulares hábitos de limpeza e, para evitar males maiores e até irreversíveis, tratamento da própria pedra. 

Por isso, caso já tenha este tipo de pedra em sua casa, decapar, remoção de sujidade e impermeabilizar pedra Moleanos serão, com certeza, tópicos familiares para si. 

Deve procurar empresas/profissionais que façam este tipo de serviço, de preferência com recurso a produtos ecológicos e sem base ácida ou alcalina, para assim garantir uma limpeza profunda sem danificar o pavimento.

Tratar e polir a pedra de calcário, fundamental para que esta não perca a textura, o brilho e cor, não torna a limpeza menos necessária. Aconselhamos que proceda à limpeza das superfícies de forma regular, de modo a manter a integridade do material.

©Homify

Pedra Moleanos: preço por m²

O preço do calcário de Moleanos, assim como de muitas outras, dependerá sempre da variante da pedra que escolhe, da espessura dos blocos, do tratamento, da quantidade e do fornecedor (entre outras variáveis), pelo que seria pouco profissional apontar um valor que, em última análise, até pode acabar a induzir em erro ao invés de ajudar.

Como pretendemos, o que recomendamos, para que possa tomar a melhor decisão e fazer a escolha mais ajustada ao que pretende gastar é contactar-nos, com o projecto na mão, para podermos oferecer o orçamento ajustado à sua necessidade.